Praia de Santa Mônica

Praia com areias amarronzadas e ondas fracas. Os condomínios que a rodeiam funcionam como clubes de férias.

Praia de Setiba Pina (ou Setibão) e Setiba

Localizadas 10 km ao norte da Cidade Saúde, destacam-se pelas águas azuladas e transparentes. A primeira é a preferida dos surfistas, tem faixa de areia inclinada e castanheiras. Liga-se por uma estrada de terra à praia de Setiba, que tem águas calmas e boas para a pesca. Uma ilhota de formação rochosa separa as duas principais praias de Setiba.

Praia das Virtudes

Ganhou este nome por ser a praia preferida das freiras. Localizada no centro de Guarapari, é cercada por edifícios de alto padrão. Tem água esverdeada e areia clara e fofa. Paredões de pedra contornam a praia dos dois lados.

Praia D’Ulé

Praia D Esta praia pertence ao Parque Estadual Paulo César Vinhas. Tem ondas grandes e areia fofa. É geralmente freqüentada por turistas. Trilhas que partem da praia levam até a Lagoa Vermelha, assim denominada devido à coloração que as raízes dão à água.

Praia do Riacho

Com ondas fortes, areia clara, grossa e solta, é pouco freqüentada e boa para a pesca. Seus 5,5 km de extensão ainda não foram urbanizados.

Prainha ou Praia de Muquiçaba

Mini-enseada com mar tranqüilo e areia escura. Serve de ancoradouro natural para os barcos de pesca. Não é indicada ao banho.

Praia dos Padres

Faz parte do complexo da Enseada Azul, mas fica escondida atrás de um morro coberto por uma mata. O acesso é feito por uma trilha, a partir da praia da Bacutia. Com apenas 50 m de extensão, tem águas verdes e ondas fracas. O dono do terreno em frente à praia cobra pelo estacionamento.

Praia do Morro

Com quatro quilômetros de extensão, esta é uma das maiores praias de Guarapari. De um lado as ondas são fortes, do outro as águas são calmas. A areia é clara, fina e solta. A vida noturna é movimentada durante todo o verão. O turista encontra bares com música ao vivo, restaurantes e quiosques.

Praia dos Namorados, das Castanheiras e do Meio

O conjunto formado por estas praias é um dos principais cartões postais de Guarapari. Com faixas rajadas de marrom e amarelo de areia monazítica, pedras enormes intercalam-se com arrecifes, formando piscinas naturais. Durante a maré baixa, as crianças podem observar os peixes que ficam nestas piscinas. A água é transparente e tranqüila. Na “pedra da Paquera”, na ponta da praia do Meio, localiza-se o Clube Siribeira. Os turistas desfilam no largo calçadão sombreado pelas castanheiras.

Praia da Fonte

Com águas calmas, é ideal para crianças, entretanto, o acesso é difícil devido às construções particulares feitas ao redor da praia.

Perocão

Este é um reduto de pescadores artesanais. Do pequeno porto pesqueiro partem barcos para passeios nas Três Ilhas. Escondida por um recanto de pedras fica a praia do Boião, com mar aberto ao fundo, que forma piscinas naturais na maré baixa.

Praia da Cerca

Com apenas 300m, possui areia amarela e ondas boas para surfe. A ocupação imobiliária começou há poucos anos. Localiza-se logo após o morro da Pescaria, que a separa da Praia do Morro.

Praia da Areia Preta

Com faixas douradas e escuras, esta é a principal praia de areia monazítica de Guarapari. Além dos idosos que se enterram nas areias em busca de suas propriedades medicinais, muitos jovens frequentam o local. É pequena, apenas 200m, e tem ondas fracas. Uma trilha sobre as pedras, no lado direito, leva à prainha das Pelotas, aos pés de uma falésia.

Praia de Meaípe

Esta aldeia de pescadores é hoje um dos lugares mais badalados do Estado. A 6 km do centro da cidade, com acesso pela Rodovia do Sol (ES-60), esta praia já foi considerada uma das dez mais bonitas do Brasil pela Revista Quatro Rodas. As ondas são fracas e a areia grossa é contornada por castanheiras. Point dos modismos de verão, a vida noturna é agitada. Os restaurantes do local preparam os melhores frutos do mar do município. As mulheres do vilarejo, em sua maioria esposas de pescador, fazem as rendas de bilro, artesanato característico da cidade. Panos, caminhos de mesa, golas, rendas de metro em bico e entremeios são produzidos por encomenda. Os trabalhos estão expostos na Casa das Rendeiras, na orla marítima de Meaípe.

Aldeia da Praia

Conjunto de praias calmas, de areia branca, que ficam entre rochedos. Como foram ocupadas por condomínio fechado, tornaram-se praticamente praias particulares. O acesso é difícil. Para chegar ao local, os aventureiros podem seguir pelas pedras da Praia da Cerca.

Praia do Sol

Como a região é de difícil acesso, esta praia de 5 km de extensão é praticamente deserta. Fica 19 km ao Norte do centro de Guarapari. As ondas são fortes e a areia é clara. Também faz parte do Parque Paulo César Vinhas.